sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Tomada de Decisão e Resolução de Problemas



A imagem fala sobre as etapas pelo qual passa a tomada de decisão, mostrando que é um ciclo sem fim, pois toda decisão transforma o mundo, gerando novos precedentes para situações que geraram novas dados e assim reiniciando o ciclo.


Herbert Simon desenvolveu um modelo aonde ele divide a fase da decisão do processo de resolução de problemas em três estágios: informação, projeto e escolha.


Durante o estágio da informação são identificados os problemas como as restrições que envolvem o ambiente e os recursos utilizados, assim como são definidos as oportunidades. Durante o estágio de projeto são apresentadas as possíveis alternativas para a correção dos problemas e também é apresentado questões como o custo envolvido nas soluções e o tempo médio.É no estágio da escolha que decide-se qual das possíveis soluções devem ser usadas.


Ainda existem outros estágios de acordo com Herbert Simon, que envolvem o estágio da implementação que nada mais é do que quando a solução é posta em pratica e o estágio final é o de monitoramento para avaliar os resultados obtidos.


Leia mais sobre a Tomada de Decisões 


Fonte: Princípios de Sistemas de Informação./Ralph M.Stair e George W.Reynolds. ed.Thomson 

Nenhum comentário:

Postar um comentário